top of page

Olá !

Atualizado: 29 de fev. de 2020

Olá, me chamo Alice Angelis Galvão, sou psicóloga formada pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Atualmente resido em Campinas, onde ofereço atendimento psicoterápico de forma presencial e online, utilizando a abordagem da Gestalt terapia em todos os trabalhos que realizo, sendo ele na clínica ou nos trabalhos com grupos.

A Gestalt tem como foco o sujeito como um todo. Levamos em conta todo o seu processo e construção, focamos no seu aqui e agora, no seu momento presente e a partir disso trabalhamos a demanda trazida. É um trabalho realizado em conjunto com o consulente onde nenhum dos dois lados caminha sozinho.

Venho trabalhando e tenho como objetivo me especializar no atendimento para a população surda. Meu interesse por essa demanda surgiu ainda na faculdade durante uma aula de optativa de Libras, onde, num determinado momento, me questionei como essa população recebia atendimento psicológico, já que durante o curso de psicologia não recebemos nenhuma preparo ou instrução para atender a demanda dessa comunidade, já que infelizmente Libras não está incluída em nosso currículo. Pensando nisso comecei a pesquisar sobre a psicologia e surdez, e pude ver que academicamente é uma falta de material na área e por isso desenvolvi meu trabalho de conclusão de curso sobre o assunto e, dessa forma, despertando meu desejo de trabalhar na área e oferecer atendimento psicoterápico para a comunidade surda.

Após me formar, encontrei o projeto da Unicamp de desenvolvimento e linguagem para crianças surdas, onde é trabalhado o desenvolvimento da língua portuguesa escrita e da Libras, onde libras é a primeira língua e o português escrito sua segunda. Por causa disso, me mudei para Campinas onde atuo na Unicamp como psicóloga em treinamento em serviço e dessa forma me aprimoro e conheço mais sobre essa comunidade e sua língua.

Atualmente, trabalho tanto com clínica, atendendo consulentes ambos ouvintes e não-ouvintes, como no projeto de desenvolvimento de linguagem com crianças surdas na Unicamp. Também, na Unicamp, desenvolvo um trabalho com os pais dessas crianças, onde trabalhamos em grupo a demanda desses pais em relação as angústias e desejos em relação aos seus filhos.

Hoje já estou no meu segundo ano do projeto e terminando o modulo básico I de Libras, e pretendo continuar estudando a língua até chegar na fluência.


34 visualizações0 comentário
bottom of page